‘Imensa tristeza’, diz papa Francisco sobre imagem de pai e filha afogados no México

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2019 15h58
EFE Papa Francisco O papa tem expressado com frequência seu apoio aos esforços do México para ajudar os migrantes ao mesmo tempo em que critica os EUA

O papa Francisco lamentou, por meio de nota do porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotti, a foto que mostra um pai e e sua filha de quase dois anos, ambos salvadorenhos, mortos afogados no Rio Grande, na fronteira entre México e EUA.

“O Santo Padre viu, com imensa tristeza, a imagem do pai e de sua filha afogados no Rio Grande enquanto tentavam atravessar a fronteira”, disse o comunicado. “O papa está profundamente entristecido com as mortes e reza por eles e para todos os migrantes que perderam suas vidas tentando escapar da guerra e da miséria”, completou.

A imagem que percorreu o mundo mostra Óscar Alberto Martínez Ramírez, de 25 anos, e a filha Valeria, de 1 ano e 11 meses, afogados em uma das margens do rio, perto da cidade de Matamoros. Tânia Vanessa Ávalos, mulher de Oscar e mãe de Valeria, explicou às autoridades que a água levou a criança durante a travessia e que o pai tentou ajudá-la, mas ambos foram vencidos pela correnteza e desapareceram.

O papa tem expressado com frequência seu apoio aos esforços do México para ajudar os migrantes ao mesmo tempo em que critica os EUA por bloqueá-los. Durante uma visita à fronteira dos dois países em 2016, criticou o então candidato Donald Trump, sugerindo que qualquer um que quisesse construir um muro ali “não era um cristão”.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.