Igreja italiana que inspirou “O Nome da Rosa” é atingida por incêndio
Um incêndio ameaçou a abadia de San Michele, na região italiana de Piemonte e famosa, entre outras coisas, por ter inspirado o romance “O nome da rosa” de Umberto Eco, mas os bombeiros conseguiram extingui-lo durante a noite.
O fogo começou durante a tarde de quinta-feira no telhado de uma parte do mosteiro e a extinção foi complicada porque o edifício fica situado no monte Pirchiriano, em plenos os Alpes italianos.
As autoridades investigam agora a origem do incêndio, que pode ter ocorrido devido a um curto-circuito nas obras de conservação que eram realizadas no local onde o incêndio se originou, informou a imprensa local.
Na abadia residem três frades da congregação do Instituto da Caridade, conhecidos como “rosminianos”, que foram resgatados e não ficaram feridos, segundo as mesmas fontes.
Nenhum bem histórico e artístico foi danificado, informou a polícia.
Construída entre o ano 983 e 987, a imponente Sacristia de São Michele é um dos símbolos da região de Piemonte, situada em um elevado pico no Vale de Susa, cerca de 40 quilômetros de distância de Turim, a capital piemontesa.
É conhecida, além de pela sua impressionante arquitetura, por ter inspirado o romance de Umberto Eco “O Nome da Rosa” (1980).
Dentro da igreja principal da abadia, cuja construção é do século XII, permanecem enterrados alguns membros da família Saboia.
O templo faz parte de uma rota de peregrinação de 2 mil quilômetros, desde o Monte Saint-Michel na França até o do Sant’Angelo na região de Apulia, no sul italiano.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.