Incêndios na Califórnia forçam a evacuação de 180 mil pessoas

  • Por Jovem Pan
  • 27/10/2019 17h39
EFE Incêndios na Califórnia forçam a evacuação de 180 mil pessoas

Neste fim de semana, o estado da Califórnia sofreu com uma onda de incêndios que forçou, até a tarde deste domingo (27), a evacuação de mais de 180 mil pessoas, que precisaram deixar suas casas. Os focos do incêndio se espalharam na região do Condado de Sonoma, norte da cidade de São Francisco, potencializados pelos fortes ventos da região.

Por conta da frequência dos incêndios, as autoridades locais vêm adotando medidas de prevenção e apoio à população. Até a tarde deste domingo, não houve nenhum registro de morte causada pelos incêndios, apesar de cerca de 31 residências estarem com as estruturas comprometidas. No total, 80 construções foram impactadas.

As autoridades locais continuam monitorando a evolução das chamas e, por conta da propagação das chamas, novas ordens foram divulgadas para que moradores de outras localidades, aquelas que foram identificada como fora de risco, também deixassem suas casas.

Um mapa foi disponibilizado com a atualização da situação dos focos de incêndio e pode ser acessado pelos moradores e pelo público. Por meio de contas nas redes sociais, órgãos envolvidos no combate ao fogo, como o Departamento de Proteção de Fogo da Califórnia, vêm orientando os cidadãos.

De acordo com a polícia local, 262 oficiais estão em campo atuando no apoio aos moradores. Policiais estão reforçando a segurança para evitar riscos aos imóveis e ao patrimônio das pessoas que deixaram seus lares e estão alojadas em estruturas públicas, como escolas.

Em entrevista coletiva realizada hoje, o delegado da polícia local, Merk Essick, defendeu a importância do atendimento das orientações e da evacuação para a segurança de todos. “Nossa evacuação foi importante, há perigo significativo”, disse.

Os representantes do Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos afirmaram que o momento está no “ápice” do vento, que pode chegar a velocidade de até 128 quilômetros por hora. A expectativa dos técnicos do órgão é que a situação comece a melhorar na próxima segunda ou terça-feira (29).

 

* Com informações da Agência Brasil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.