Indonésia já contabiliza 131 mortos após terremoto

  • Por EFE
  • 08/08/2018 08h53
EFE/ Adi Weda Homem recebe assistência médica após ficar ferido em terremoto que atingiu Tanjung, ao norte de Lombok, na Tailândia

As autoridades da Indonésia confirmaram nesta quarta-feira que subiu para 131 o número de mortos no terremoto de magnitude 6,9 que atingiu no último domingo a ilha de Lombok, onde milhares de desabrigados aguardam por alimentos, água e abrigo após perderem suas casas.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, disse em entrevista coletiva que outras 1.467 pessoas tiveram que ser hospitalizadas por causa dos ferimentos e subiu para 156 mil o número de deslocados.

A maioria das mortes (78) aconteceu no norte de Lombok, a região mais próxima ao epicentro, onde cerca de 42 mil casas e edifícios desmoronaram e os serviços de emergência se esforçam para encontrar sobreviventes e recuperar os corpos

O resto das vítimas foram registradas na região ocidental de Lombok (24), na parte oriental (19), em Mataram, principal cidade da ilha (6), no centro (2) e em Dempassar, na vizinha ilha de Bali (2).

Dezenas de feridos são tratados em tendas de lona improvisadas ao lado do hospital de Tanjung, no noroeste da ilha, já que o centro de saúde ficou danificado pelo tremor.

A ajuda chegou a muitos dos sobreviventes, mas ainda há falta de alimentos, água e barracas em locais de difícil acesso.

A Indonésia fica sobre o chamado “anel de fogo” do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica onde são registrados 7 mil terremotos por ano, a maioria deles de intensidade moderada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.