Inundações deixam pelo menos 259 mortos no leste da África do Sul

Centenas de pessoas foram deixadas sem abrigo e muitas estradas, infraestruturas públicas e casas foram gravemente danificadas, segundo as autoridades locais

  • Por Jovem Pan
  • 13/04/2022 17h01
EFE/EPA/STR Enchentes na áfrica do sul Pelo menos 259 pessoas morreram por causa das chuvas

Pelo menos 259 pessoas morreram no leste da África do Sul devido às graves inundações causadas pelas chuvas torrenciais. A região atingida é a província de KwaZulu-Natal, onde a água entrou em casas e deixou muitos cidadãos incomunicáveis, sem eletricidade e sem água corrente. O presidente do país, Cyril Ramaphosa, visitou o local nesta quarta-feira, 13. O assessor provincial Sipho Hlomuka afirmou que este é “um dos momentos mais sombrios da história” da região. “Centenas de pessoas foram deixadas sem abrigo e muitas estradas, infraestruturas públicas e casas foram gravemente danificadas”, acrescentou.

A maior devastação ocorreu na área metropolitana de Durban, a cidade mais populosa de KwaZulu-Natal e a terceira maior da África do Sul. O porto da cidade costeira, que é o maior centro de transporte de carga do continente africano, teve de suspender as operações e muitas das estradas da região permanecem intransitáveis. Também foram mobilizadas tropas militares para tentar ajudar a população, além de contingentes policiais adicionais para evitar que o caos causado pelas cheias gerasse saques e criminalidade. As chuvas começaram durante o fim de semana e se agravaram na segunda-feira, 11. A precipitação continua nesta quarta-feira e deve continuar durante toda a semana. Em 2019, a região também sofreu foi alvo de chuvas torrenciais com cheias que deixaram cerca de 80 mortos.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.