Israel ataca Síria com artilharia e pelo ar após lançamento de 6 foguetes

Aviões de guerra israelenses atingiram alvos em território sírio, incluindo um complexo militar, sistemas de radares e postos de artilharia usados ​​pelas Forças Armadas

  • Por Jovem Pan
  • 09/04/2023 14h13 - Atualizado em 09/04/2023 14h14
EFE/EPA/ATEF SAFADI Foguete na Síria Soldados israelenses se reúnem em alerta depois que um foguete lançado da Síria pousar nas proximidades, no assentamento israelense de Natur, nas colinas de Golã ocupadas por Israel

O Exército de Israel atacou posições no sul da Síria na madrugada deste domingo, 9, com artilharia e por via aérea. O ataque ocorre depois que seis foguetes foram lançados daquela área, três dos quais cruzaram o território israelense. “Aviões de guerra israelenses atingiram alvos adicionais em território sírio, incluindo um complexo militar da Quarta Divisão das Forças Armadas da Síria, sistemas de radares militares e postos de artilharia usados ​​pelas Forças Armadas da Síria”, disse em comunicado um porta-voz militar israelense. Anteriormente, tropas israelenses atacaram com artilharia a partir da fronteira e com drones os postos de onde foram lançados os foguetes, que foram os primeiros disparados da Síria contra Israel desde 2019 e cujo lançamento ocorre dois dias depois de milícias palestinas lançarem cerca de 30 projéteis do sul do Líbano e mais de uma dúzia de Gaza.

Israel também respondeu disparando contra alvos do Hamas tanto na Faixa quanto no sul do Líbano, de onde foi realizado o maior ataque naquela fronteira desde 2006, quando tropas israelenses travaram uma guerra de um mês contra o grupo xiita libanês Hezbollah, aliado de seu inimigo Irã. Segundo a imprensa síria, a aviação israelense também efetuou bombardeios perto de Damasco, ataques que são comuns nos últimos anos e que Israel intensificou no último mês, o mais recente na terça-feira nos subúrbios da capital, deixando dois civis mortos. “As Forças Armadas de Israel veem o Estado da Síria como responsável por todas as atividades que ocorram dentro de seu território e não permitirão qualquer tentativa de violação da soberania israelense”, afirmou o Exército de Israel, país que mantém forte hostilidade com o regime sírio de Bashar al Assad, também um aliado do Irã.

No sábado à noite, 8, um primeiro lote de três foguetes foi lançado da Síria contra Israel, embora apenas um tenha atravessado o território israelense, atingindo uma área despovoada. Uma segunda rodada de três foguetes foi disparada horas depois, ao amanhecer, dos quais cruzaram dois, sendo que um foi interceptado pelo sistema antimísseis e outro caiu em áreas desabitadas. Os foguetes dispararam alarmes em vários locais das Colinas de Golã, território sírio ocupado por Israel em 1967 e anexado em 1981. De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, uma ONG com sede no Reino Unido e uma ampla rede de parceiros no terreno, os foguetes foram lançados da província de Quneitra, adjacente às Colinas de Golã, que é controlada pelo governo sírio e tem um presença crescente de milícias pró-Irã aliadas, bem como uma unidade do grupo xiita libanês Hezbollah.

Durante anos, Israel atacou com frequência as posições de todos esses grupos e milícias, em uma guerra oculta contra o Irã em solo sírio, da qual nunca informa e que leva a cabo com a conivência da Rússia, aliada do governo sírio e com bases militares naquele país. A troca de disparos na fronteira norte ocorre em meio ao aumento da violência na região, com vários ataques palestinos – que deixaram três mortos em dois dias – e confrontos entre a polícia israelense e fiéis palestinos na mesquita sagrada de Al Aqsa, na Jerusalém Oriental ocupada, durante o mês do Ramadã.

*Com informações da agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.