Itália informa que atingiu pico de contágios: ‘Agora precisamos descer’

  • Por Jovem Pan
  • 31/03/2020 12h46 - Atualizado em 31/03/2020 12h47
Maurízio Brambatti/EFE A Itália é o país que mais registrou mortes pelo novo coronavírus no mundo

O presidente do Instituto Superior de Saúde da Itália, Silvio Brusaferro, garantiu nesta terça-feira (31) que o país chegou “ao pico” de contágios pelo novo coronavírus e que as tendências atuais serão mantidas durante alguns dias até que haja uma queda.

A declaração ocorre um dia após a Itália ter registrado o menor aumento percentual no número de casos desde que a Defesa Civil passou a divulgar apenas um balanço diário, em 28 de fevereiro. O crescimento foi de 4,1%.

O responsável pelo órgão público, no entanto, lembrou que só haverá manutenção na curva se as pessoas mantiverem atenção e se o governo seguir com as medidas de restrição. Além disso, destacou que é difícil imaginar a retomada de atividades no país em curto espaço de tempo.

“Dizer que chegamos a um platô significa que chegamos ao pico, mas este não é uma ponta, é um planalto do qual agora precisamos descer”, explicou. “Precisamos ser cautelosos”, acrescentou.

Brusaferro, contudo, admitiu que os números oficiais estão abaixo da realidade no país, já que muitas mortes por pneumonia são registradas, sem que sejam realizados testes de diagnóstico do novo coronavírus.

“Houve mortes em casa, onde não há um informe médico. É uma estimativa que deveremos fazer de maneira mais precisa”, explicou.

De acordo com os números divulgados ontem, a Itália registrou 1.648 novos contágios, a quantidade mais baixa dos últimos 20 dias. Os mortos subiram em 812, chegando ao total de 11.591.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.