Itália: Análise do esgoto pode ajudar a detectar novos surtos da covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2020 12h31
ANGELO CARCONI/EFE/ANSA O esgoto das cidades podem servir como "espiãs" do estado de saúde dos habitantes, ajudando a identificar infecção nos habitantes

O Instituto Superior de Saúde da Itália (ISS) confirmou nesta quarta-feira(22) a identificação de traços genéticos do novo coronavírus na rede de esgoto de Roma e Milão. A instituição descartou o risco à população, mas afirmou que a análise das amostras pode ajudar a detectar futuros surtos da covid-19.

O diretor do Departamento de Qualidade da Água do órgão, Luca Lucentini, divulgou a descoberta por meio de um comunicado. “O ciclo integrado da água, o processo que leva à purificação da água no sistema de esgoto, é certamente seguro”, garantiu o responsável pelo setor.

Para Giuseppina La Rosa, pesquisadora do Departamento de Meio-Ambiente do Instituto Superior de Saúde, a análise da água não potável de Roma e Milão poderão ter utilidade no controle da pandemia. Segundo ela, os resultados do estudo serão publicados em breve.

De acordo com Rosa, o esgoto das cidades podem servir como “espiãs” do estado de saúde dos habitantes, ajudando a identificar que um determinado grupo de pessoas está infectado e em que medida.

A Itália, de acordo com boletim divulgado na terça-feira (21) pela agência de Defesa Civil, registrou 183.957 casos de infecção pelo novo coronavírus, e 24.648 mortes.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.