Itália: Igrejas Católicas de Roma são desinfetadas para retorno das missas

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2020 11h19
EFE/EPA/GIUSEPPE LAMI A limpeza será feita a fim de "garantir maior segurança a muitos fiéis que voltarão a frequentar as igrejas da cidade"

O Exército da Itália e a empresa pública de limpeza de Roma iniciaram nesta quarta-feira (13) a desinfecção das 337 igrejas da diocese da capital italiana como preparação para a retomada das missas na segunda-feira (18), após o encerramento das restrições de circulação por conta da pandemia da Covid-19.

A primeira ação aconteceu na moderna Basílica de Dom Bosco, onde uma equipe de soldados, coberta com roupas de proteção, esteve no início da manhã limpando o exterior da igreja. No interior, bancos, confessionários e itens como o púlpito ou o altar principal também foram desinfectados.

A limpeza será feita a fim de “garantir maior segurança a muitos fiéis que voltarão a frequentar as igrejas da cidade”, disse a prefeita da capital, Virginia Raggi, em nota.

Para desinfetar, foi utilizado um “produto à base de enzimas naturais”, conforme relatado pelo conselho da cidade. O governo decretou alguns regras de segurança para a retomada de missas nesta fase de relaxamento da quarentena.

Deve haver pelo menos um metro, tanto frontal quanto lateral, de separação entre os fiéis. Haverá voluntários que garantirão que a distância e o número máximo de fiéis autorizados a entrar sejam respeitados.

Na entrada, também será necessário colocar um dispensador de gel desinfetante e a igreja, a todos os objetos utilizados, como microfones ou púlpitos, deverão ser desinfetados após cada cerimônia, entre outras recomendações.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.