Itens de Freddie Mercury começam a ser leiloados em Londres com expectativa de 3 milhões de euros por um piano; assista

Peças vão desde manuscritos dos maiores sucessos da banda até pinturas e móveis; parte dos lucros será doada ao Mercury Phoenix Trust e à Elton John AIDS Foundation

  • Por Jovem Pan
  • 06/09/2023 14h05
Daniel LEAL / AFP itens de Freddie Mercury Conjunto de coroa e manto característico de Freddie Mercury, usado durante a turnê 'Magic' Tour do Queen em 1986, é retratado durante uma prévia para a imprensa antes dos leilões "Freddie Mercury: A World of His Own", nos leiloeiros da Sotheby's em Londres, em 3 de agosto de 2023

Milhares de itens que pertenceram ao vocalista do Queen, Freddie Mercury, que morreu de aids em 1991, aos 45 anos, começaram a ser leiloados em Londres nesta quarta-feira, 6. Ao todo, serão leiloados 1.469 lotes na casa londrina, cuja fachada foi decorada para a ocasião com um enorme bigode. As peças vão desde manuscritos dos maiores sucessos da banda até pinturas e móveis. Antes da venda, a casa de leilões exibiu a coleção ao público durante um mês. Quando o leilão foi anunciado em abril, a Sotheby’s calculou que os lotes renderiam pelo menos 6 milhões de libras (37,5 milhões de reais na cotação atual). Parte dos lucros será doada ao Mercury Phoenix Trust e à Elton John AIDS Foundation, duas organizações envolvidas na luta contra a aids. A Sotheby’s afirma que esta é a maior coleção em volume de um ícone cultural a ser leiloada desde a de Elton John em 1988, quando 2.000 lotes foram vendidos por um total de 4,8 milhões de libras.

Dentre os principais itens que vão ser leiloados está o piano Yamaha se destaca na venda da Sotheby’s, que será acompanhada por mais dois leilões presenciais e três vendas online. Ele foi comprado em 1975 por Mercury e foi usado para compor quase todas as suas melhores canções. O instrumento pode atingir um valor de dois a três milhões de libras (R$ 12,4 milhões a R$ 18,6 milhões na cotação atual). Também está à venda o manuscrito original do sucesso “Bohemian Rhapsody”, cujas 15 páginas escritas a caneta e lápis evidenciam as diferentes direções que Mercury queria tomar na faixa, originalmente chamada de “Mongolian Rhapsody”. Pinturas de Chagall, Dali e Picasso que decoravam sua casa também serão leioladas, assim como o último quadro que comprou um mês antes de sua morte, uma pintura a óleo de James Jacques Joseph Tissot. Alguns objetos revelam outras facetas de Mercury, como sua paixão por gatos e pelo Japão, como indica sua coleção de quimonos e estampas.

Todos os itens à venda são de Garden Lodge, a casa de Mercury no oeste de Londres, e incluem o portão verde da propriedade, coberto de grafites feitos pelos fãs. A coleção foi colocada à venda por Mary Austin, uma amiga próxima que chegou a ser noiva de Mercury. Segundo Gabriel Heaton, especialista em livros e manuscritos da Sotheby’s, Mercury “não estava interessado em ter um museu da sua vida, mas adorava leilões”, a ponto de ser um visitante frequente das vendas da Sotheby’s. O leilão também conta com os figurinos mais extravagantes de Mercury, como sua camisa havaiana e a regata do Superman, também estarão no leilão, junto com suas fotos pessoais Polaroid. As melhores garrafas de sua adega, como alguns Dom Perignon, serão oferecidas junto a itens mais íntimos, como um livro de poesia com anotações pessoais e um pente para o bigode. Há também jogos de tabuleiro, incluindo Scrabble, nos quais Mercury se destacava.

*Com informações da AFP

 

 

 

 

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.