Juízes analisam pedido de liberdade de líder separatista catalão

  • Por Agência EFE
  • 04/01/2018 12h02
EFE EFE Junqueras permanece até agora em prisão provisória sem fiança por ordem judicial

O Tribunal Supremo da Espanha analisa nesta quinta-feira o pedido de liberdade provisória do ex-vice-presidente da Catalunha, Oriol Junqueras, em prisão preventiva desde o dia 2 de novembro por sua participação no processo independentista nessa região autônoma.

Junqueras, eleito deputado nos pleitos regionais do último dia 21 de dezembro, é candidato do partido ERC (republicanos de esquerda) a presidir o governo da Catalunha.

O líder independentista argumentou hoje, perante os três juízes encarregados de revisar seu recurso, que é “um homem de paz que procura o diálogo”.

Sua defesa tinha anunciado que basearia as alegações no fato de que não há risco de reincidência e em seus direitos pessoais e coletivos, por ter sido deputado nas últimas eleições regionais.

Por sua vez, a promotoria manteve a petição de que a prisão preventiva seja confirmada.

Junqueras permanece até agora em prisão provisória sem fiança por ordem judicial. Também continua encarcerado o ex-conselheiro catalão de Interior, Joaquim Forn.

Ambos são investigados pelos supostos delitos de rebelião, insurreição e malversação em relação com o processo independentista da Catalunha, da mesma forma que o ex-presidente regional, Carles Puidemont – também eleito deputado -, embora este permaneça na Bélgica foragido da Justiça espanhola.

Outros membros do governo independentista catalão anterior estão em liberdade condicional na Espanha ou foragidos também na Bélgica, sendo que quase todos eles foram eleitos parlamentares nas eleições catalãs de dezembro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.