Justiça belga liberta Puigdemont e ex-conselheiros com medidas cautelares

  • Por EFE
  • 05/11/2017 21h43 - Atualizado em 05/11/2017 21h45
EFE EFE Puigdemont tentou promover a independência da Catalunha por meio de referendo considerado ilegal pelo governo de Madrid

A Justiça da Bélgica decidiu neste domingo deixar em liberdade, com medidas cautelares, o ex-presidente regional da Catalunha Carlos Puigdemont e quatro ex-conselheiros após audiências realizadas na Promotoria de Bruxelas.

Tanto o ex-presidente como os ex-conselheiros prestaram depoimento das 16h (horário local, 13h em Brasília) até as 20h (17h), separadamente, e deixaram a Promotoria de Bruxelas todos juntos num micro-ônibus.

Na saída da Promotoria não houve declarações, nem de Puigdemont nem dos seus ex-conselheiros.

Cerca de 50 jornalistas esperavam na porta da Promotoria de Bruxelas a saída da delegação catalã, mas não houve declarações.

No mesmo local, 15 pessoas com a “estelada” (bandeira separatista catalã) gritaram palavras de ordem na saída do micro-ônibus com os políticos catalães.

Espera-se que, nas próximas horas, as autoridades da Justiça belga informem sobre os passos seguintes que pretendem dar em relação aos ex-dirigentes da Generalitat da Catalunha.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.