Kim Jong-un chega a Cingapura para a cúpula com Donald Trump
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chegou neste domingo (10), a Cingapura, dois dias antes da histórica reunião que deve ter na terça-feira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na cidade-estado do sudeste asiático.
Kim aterrissou no aeroporto Changi de Cingapura pouco antes das 15h (horário local, 4h em Brasília), informou o ministro de Exteriores de Cingapura, Vivian Balakrishnan, na sua conta do Twitter.
“Dei as boas-vindas ao presidente (do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte) Kim Jong-un, que acaba de chegar a Cingapura”, tuitou o chefe da diplomacia cingapuriano junto com uma foto na qual aparecia apertando a mão de Kim.
As câmeras de televisão mostraram uma comitiva de veículos deixando o aeroporto e uma multidão esperando no hotel Saint Regis do centro de Cingapura, no qual espera-se que Kim fique hospedado.
O líder norte-coreano deve se reunir hoje com o primeiro-ministro cingapuriano, Lee Hsien Loong, que amanhã receberá também Trump.
Kim viajou em um avião Boeing 747 de Air China, companhia aérea estatal chinesa, que decolou esta madrugada de Pequim e pegou o líder norte-coreano em Pyongyang, segundo imagens captadas pela imprensa.
O líder norte-coreano viajou acompanhado de Kim Yong-chol, considerado a mão direita do ditador e vice-presidente do Partido dos Trabalhadores; o chanceler norte-coreano, Ri Yong-ho; Ri Seu-Yong, responsável de Exteriores do Partido; e Kim Chang-son, o chefe de Gabinete de Kim Jong-un.
Kim Yong-chol é visto como uma figura-chave no processo de diálogo entre o regime e os EUA após viajar no começo do mês a Washington para se reunir com Trump e o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, em um encontro que serviu para confirmar a realização da esperada reunião.
Além da comitiva que acompanha Kim, uma delegação norte-coreana já está na cidade-estado negociando os preparativos para a cúpula.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.