Kim Jong-un envia mensagem, mas segue sem aparecer em público

  • Por Jovem Pan
  • 27/04/2020 11h52 - Atualizado em 27/04/2020 11h54
KCNA/EFE Kim Jong-Un Kim Jong-un não aparece publicamente há mais de duas semanas

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, enviou nesta segunda-feira (27) uma mensagem de agradecimento a um grupo de trabalhadores, reproduzida pela imprensa oficial do país. No entanto, não foram publicadas imagens recentes do marechal, que não aparece em público há mais de duas semanas em meio a especulações sobre o seu estado de saúde.

Kim enviou um breve agradecimento, por meio do principal jornal norte-coreano, àqueles que trabalham no projeto de turismo na península de Kalma, na cidade de Wonsan, precisamente o local onde as imagens de satélite mostraram que seu trem especial está estacionado.

O artigo do jornal começa dizendo que Kim “agradeceu aos trabalhadores que apoiaram ativamente com seus esforços a construção do distrito turístico de Wonsan Kalma”, um dos grandes desenvolvimentos do regime de Pyongyang, que, antes da pandemia da Covid-19, tinha inauguração prevista para este mês.

A mensagem de Kim enumera e agradece várias pessoas encarregadas de supervisionar a construção, logística ou assistência médica dos trabalhadores, mas não menciona mais detalhes sobre o líder norte-coreano.

A mídia local informou nos últimos dias que Kim enviou cartas ou presentes diplomáticos. No entanto, os veículos não relataram nenhuma atividade de Kim Jong-un no terreno ou publicaram uma imagem atual dele, que não aparece publicamente desde o último dia 12, quando foi divulgada uma reunião do gabinete político de partido único realizado na véspera e presidida pelo líder.

Naquela reunião, Kim nomeou a irmã, Kim Yo-jong, como membro suplente desse importante órgão executivo.

Somado a isso, houve ausência incomum do ditador de vários eventos importantes, incluindo as comemorações de 15 de abril, o principal feriado nacional.

Nesse contexto, marcado por sua vez pela pandemia do novo coronavírus, e dada a opacidade tradicional do regime norte-coreano, diferentes meios de comunicação publicaram informações, sempre citando fontes anônimas, nas quais se dizem que o estado de saúde do líder asiático é delicado.

No entanto, o governo sul-coreano descartou a validade dessas informações e insistiu em não detectar nenhuma atividade incomum na Coreia do Norte, enquanto imagens de satélite analisadas pelo site especializado 38 North localizavam o trem especial do líder em Wonsan.

Por sua vez, Moon Chung-in, consultor especial de segurança do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, disse ontem na Fox News, emissora dos Estados Unidos, que Kim “está vivo e bem”, enquanto a revista Newsweek afirmou que Washington também não detectou nenhuma atividade militar norte-coreana fora do comum.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.