‘Kim Jong-un não quer quebrar a promessa que me fez’, diz Trump sobre projéteis da Coreia do Norte
A Coreia do Norte concluiu na sexta-feira (3) um novo teste de armas ao realizar o lançamento de projéteis de curto alcance. Para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, porém, esse não é nenhum sinal preocupante.
“Qualquer coisa neste mundo tão interessante é possível, mas acredito que Kim Jong-un tem plena noção do grande potencial econômico da Coreia do Norte e não fará nada para interferir ou impedi-lo. Além disso, ele sabe que estou do seu lado e não quer quebrar a promessa que me fez. O acordo vai acontecer!”, escreveu, neste sábado (4), no Twitter, fazendo referência às negociações entre ambos para a desnuclearização.
Anything in this very interesting world is possible, but I believe that Kim Jong Un fully realizes the great economic potential of North Korea, & will do nothing to interfere or end it. He also knows that I am with him & does not want to break his promise to me. Deal will happen!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) May 4, 2019
Na sexta, fontes militares sul-coreanas deram um alerta inicialmente informando o lançamento de um míssil por parte da Coreia do Norte. Depois, retificaram mencionando que foram vários mísseis. Por fim, modificaram a avaliação mais uma vez considerando que eram “projéteis de curto alcance” – o que, em princípio, reduz a gravidade do teste.
Este é o segundo teste armamentista feito pelas forças armadas norte-coreanas em poucas semanas. Em abril, a imprensa norte-coreana revelou que Kim Jong-un supervisionou um teste com uma nova arma tática, um gesto que estaria destinado tanto a seus próprios cidadãos como aos EUA, após uma nova paralisia no diálogo sobre desarmamento.
A reação do Pentágono na época foi dizer que a ação não alterava sua “postura”, nem suas operações.
*Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.