Lendário cosmonauta russo Alexei Leonov morre aos 85 anos

Leonov foi o primeiro humano a caminhar no espaço, em 1965

  • Por Jovem Pan
  • 11/10/2019 16h01
Twitter/Roscosmos O russo Alexei Leonov, primeiro humano a caminhar no espaço

O cosmonauta russo Alexei Leonov, primeiro homem a caminhar no espaço, morreu nesta quinta-feira (11), em Moscou. Leonov morreu depois de enfrentar uma longa doença, segundo declarou o Burdenko Hospital.

O feito lendário do cosmonauta aconteceu em 1965, quando ele, pela primeira vez na história, caminhou cerca de três metros do lado de fora da espaçonave, ao longo de 12 minutos.

À BBC, Leonov contou como foi observar a imensidão do espaço do lado de fora da nave. “Você não conseguiria compreender. Apenas estando lá fora para entender o tamanho do que nos cerca”, disse em entrevista de 2014.

O cosmonauta, no entanto, enfrentou problemas na volta para a espaçonave. Seu traje havia inflado além do esperado e ele teve poucos minutos para desinflar a roupa e entrar de cabeça na nave.

Sua atuação no espaço não se resumiu a uma primeira caminhada, Leonov voltou para o espaço em 1975, liderando a missão Souuz-Apollo, primeira parceira com os Estados Unidos desde a corrida espacial.

Leonov nasceu na Sibéria, filho de uma das vítimas da repressão stalinista. Em 1948, a família do cosmonauta se mudou para Kaliningrado, na Rússia.

Depois de atuar como piloto da força área, Leonov passou por treinamentos com Yuri Gagarin, primeiro humano a ir para o espaço e assumiu o posto de cosmonauta em 1960.

Gagarin e Leonov se tornaram grandes amigos. O cosmonauta relatou sua experiência em inúmeras entrevistas. “Era tudo tão quieto que eu conseguia ouvir meu coração batendo. Eu estava cercado pelas estrelas, flutuando pelo espaço sem muito controle. Jamais esquecerei esse momento, senti um incrível senso de responsabilidade”, disse à BBC.

“Eu claramente não sabia que seria a experiência mais difícil da minha vida, principalmente para voltar para a capsula”, relatou, se referindo a dificuldade que enfrentou para voltar de sua curta e lendária caminhada espacial.

A volta à terra também foi marcada por outros problemas, Leonov e o piloto, Pavel Belyayev, aterrizaram em modo manual nas proximidades do Cazaquistão, e só foram resgatados após três dias.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, lamentou a morte e afirmou que admirava a coragem de Leonov. A Nasa, agência espacial norte-americana, também comentou a morte do cosmonauta.

“Nós estamos tristes com a perda do lendário cosmonauta Alexei Leonov”, disseram por meio do Twitter. O enterro de Leonov acontecerá na próxima terça-feira (15), no Centro de Preparação para Cosmonautas. Leonov recebeu por duas vezes o título de Herói da União Soviética.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.