Líder histórico da organização terrorista ETA é preso na França

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2019 08h39 - Atualizado em 16/05/2019 09h13
EFE Conhecido como "Josu Ternera", ele estava foragido desde 2002 e foi detido na região dos alpes franceses

Autoridades judiciais da França prenderam nesta quinta (16) o líder da organização terrorista ETA, José Antonio Urrutikoetxea Bengoechea, historicamente conhecido como “Josu Ternera”. Ele estava foragido desde 2002 e foi detido na região dos alpes franceses.

Agora, o ex-chefe do grupo irá cumprir os oito anos da sentença à qual foi submetido à revelia em 2017 por participar da organização terrorista. Por conta disso, “Ternera” não será apresentado diante de um juiz de instrução, mas irá diretamente para a cadeia.

O líder do ETA foi detido na cidade de Sallanches, no departamento de Alta Saboya, por agentes do DGSI (serviço de inteligência da polícia francesa). Fontes dão conta que ele residia atualmente nessa cidade, perto da Suíça.

Em sua longa vida na clandestinidade, Ternera havia “escapado por várias vezes” ao cerco da polícia, disse o promotor do caso no último julgamento realizado contra ele na França. Urrutikoetxea foi condenado duas vezes pela Justiça local, a penúltima, também à revelia, a sete anos de prisão em dezembro de 2010.

A primeira foi após sua detenção em Bayona, no dia 11 de janeiro de 1989, a dez anos de prisão. Após cumprir a pena, ele foi entregue em 1996 à Espanha, que reivindicou, em particular, o atentado ocorrido no ano de 1987 à casa da Guarda Civil de Zaragoza, causando causou 11 mortes.

Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.