Líderes das Coreias do Norte e do Sul se reúnem em setembro
A imprensa oficial da Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (14) um acordo firmado com a Coreia do Sul para a realização de uma nova cúpula entre os governos dos dois países, desta vez em Pyongyang, a quinta da história.
O acordo foi fechado em uma reunião de alto nível liderada pelo ministro de Unificação da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, e pelo presidente do Comitê de Reunificação Pacífica da Coreia do Norte, Ri Son-gwon, indicou a agência estatal norte-coreana “KCNA”.
“Nas conversas, ambas as partes analisaram os esforços realizados para implementar a Declaração de Panmunjon e discutiram sinceramente uma implementação mais positiva”, disse a “KCNA”.
Será o terceiro encontro entre o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Os outros dois ocorreram na fronteira entre os dois países em abril e maio.
A cúpula de setembro, que ainda não tem data definida, marcará a terceira vez que um presidente sul-coreano viaja ao país vizinho após as visitas de Kim Dae-jung, em 2002, e Roh Moo-hyun, em 2007.
Na Declaração de Panmunjom, assinada em abril, os dois países se comprometeram a melhorar as relações, a trabalhar para estabelecer a paz e para desnuclearizar a península coreana.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.