Lombardia não poderá atender todos os pacientes em breve, alerta presidente

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2020 14h47
Mourad Balti/EFE Attilio Fontana (ao centro, de máscara) é o atual presidente da Lombardia

O presidente da região da Lombardia, na Itália, Attilio Fontana, garantiu nesta quarta-feira que, em pouco tempo, o sistema de saúde local não estará em condições de atender os pacientes infectados ou suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.

“Amigo, digo educadamente para vocês, mas, se não entenderem por bem, terá que ser de forma mais agressiva: não saiam de casa”, afirmou o chefe de governo regional, durante entrevista coletiva.

Atualmente, as estruturas de saúde da Lombardia estão no limite da capacidade. Especialmente, os leitos de terapia intensiva. As autoridades locais estão buscando espaços como centros de exposição para acolher mais pacientes, e ainda há trabalho de ampliação de hospitais, o que pode ser insuficiente.

“Infelizmente, o número de contágios não está sendo reduzido e segue sendo alto”, lamentou Fontana.

A Lombardia, que tem Milão como capital, registrou até o momento 16 mil casos de Covid-19 e 1.640 mortes, sendo a mais afetada na Itália até o momento, com cerca da metade dos casos do país.

Apesar disso, dados obtidos por meio de monitoração de aparelhos de celular apontaram que cerca de 40% da população da Lombardia segue se deslocando normalmente pelas cidades da região. Alguns por causa de trabalho e outros por “movimentos supérfluos”.

“Cada saída de casa é um risco para vocês e para os demais”, apelou Fontana, que garantiu que pedirá ao governo da Itália que tome medidas mais rigorosas para garantir o confinamento da população. “Ninguém pede um sacrifício grande. O que pedimos é salvar vidas humanas”, finalizou.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.