Macron diz a Trump: “Nada jamais separará EUA e França”

  • Por Agência EFE
  • 14/07/2017 10h42
EFE/Etienne Laurent Emmanuel Macron passa por galeria dos bustos no Palácio de Versalhes antes de pronunciamento frente a um legislativo desconfortáve Macron, que fez um breve discurso ao final do desfile militar em comemoração ao dia da queda da Bastilha, disse que a presença de Trump em Paris "é o sinal de uma amizade que atravessa os tempos"

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta sexta-feira, em presença do seu colega dos Estados Unidos, Donald Trump, que nada “jamais” separará os dois países, que têm uma amizade histórica.

Macron, que fez um breve discurso ao final do desfile militar em comemoração ao dia da queda da Bastilha, disse que a presença de Trump em Paris “é o sinal de uma amizade que atravessa os tempos”.

“Os EUA são um dos amigos que no passado nos acudiram”, lembrou Macron. Ele se referia em particular à entrada dos EUA com os aliados na Primeira Guerra Mundial, que agora completa cem anos.

O centenário foi a razão do seu convite a Trump à tradicional parada militar de 14 de julho em Paris, na qual por isso mesmo houve tropas americanas. O chefe de Estado francês agradeceu a seu colega e a seu país “pela decisão tomada hás cem anos”.

Como é habitual nesta data, Macron prestou homenagem às forças armadas pelo seu papel de proteção. “Permitem-nos viver com as regras que estabelecemos”.

Este discurso foi o último ato em presença de Trump – que desde sua chegada ontem a Paris foi acompanhado por sua esposa, Melania -, de quem Macron se despediu efusivamente e que em seguida foi direto para o aeroporto para voltar a seu país.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.