Macron pede que Putin avance “mais rápido” para solucionar guerra na Síria

  • Por EFE
  • 15/09/2017 13h29
FET12 MOSCÚ (RUSIA), 10/02/2017.- El presidente ruso Vladímir Putin durante su encuentro con el presidente esloveno, Borut Pahor (no en la imagen) celebrado en el Kremlin en Moscú, Rusia hoy 10 de febrero de 2017. Putin, aseguró hoy que espera un gradual restablecimiento de las relaciones con Estados Unidos y la Unión Europea (UE). EFE/Alexander Zemlianichenko **POOL** EFE/Alexander Zemlianichenko Os governantes também conversaram sobre a tensão com a Coreia do Norte e concordaram com a gravidade da situação

O presidente da França, Emmanuel Macron, falou nesta sexta-feira por telefone com o seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, a quem pediu que avance “mais rápido” para que se iniciem negociações “reais” que sirvam para resolver a guerra civil na Síria.

“Macron salientou a necessidade de que se avance mais rápido para que se iniciem negociações reais no marco do processo de Genebra sob o amparo da ONU. O processo politico é a única via que permite uma estabilização duradoura”, informou a presidência francesa em um comunicado.

Os governantes também conversaram sobre a tensão com a Coreia do Norte e concordaram com a gravidade “da situação frente às provocações repetidas de Pyongyang”.

Macron ressaltou ainda “a importância do papel da Rússia nesta crise para uma resposta unânime e firme da comunidade internacional”.

Na crise da Ucrânia, segundo o presidente francês, “o trabalho segue no marco do formato de Normandia”, que remete ao primeiro encontro entre os líderes de Ucrânia, Rússia, França e Alemanha em junho de 2014 após a anexação da Crimeia.

Macron comemorou também que o diálogo com a Rússia tenha progredido desde que se encontrou com Putin no Palácio de Versalhes no último mês de maio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.