Maduro pede que Deus ‘ponha suas mãos’ na relação entre Venezuela e EUA
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesta terça-feira (12) que Deus “ponha suas mãos” e conserte as relações entre o país e os Estados Unidos. “Peço a Deus que ponha sua mão e mude o curso desta conspiração e abra as portas para um processo de negociação e de acordos entre o governo do presidente Donald Trump e o governo bolivariano”, disse Maduro.
As relações entre Venezuela e Estados Unidos são tensas praticamente desde a chegada do chavismo ao poder, em 1999. A apreensão se intensficiou em janeiro deste ano, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, reconheceu o líder da oposição, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela.
Desde então, Maduro não deixou entrar a ajuda humanitária oferecida pelo Brasil e pelos Estados Unidos com o pretexto de que os norte-americanos querem interferir, militarmente, no país. Além disso, Trump anunciou, em janeiro, sanções contra a companhia estatal Petroléos de Venezuela, a PDVSA, como um esforço para que a gestão de Nicolás Maduro aceite a transferência pacífica de poder.
Nesta terça-feira, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, anunciou que o país vai retirar todo o pessoal diplomático da Venezuela ainda nesta semana.
*Com informações da Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.