Marinha argentina não descarta nenhuma hipótese sobre submarino desaparecido

  • Por EFE
  • 21/11/2017 09h00
EFE/Divulgação Marinha Argentina submarino "Não vamos descartar nenhuma hipótese", disse em entrevista à imprensa local Balbi

O porta-voz da Marinha da Argentina, Eduardo Balbi, afirmou neste domingo que não será descartada “nenhuma hipótese” sobre a possível aparição do submarino ARA San Juan, que desapareceu na última quarta-feira com 44 tripulantes, mas que é preciso ter “cautela” com as informações.

Não vamos descartar nenhuma hipótese“, disse em entrevista à imprensa local Balbi.

submarino, de origem alemã, partiu na segunda-feira do porto de Ushuaia e se dirigia de volta à sua base, na cidade de Mar del Plata.

Sobre as sete comunicações recebidas ontem nas bases da Marinha e procedentes do ARA San Juan, o agente afirmou que estas estão sendo investigadas.

As informações “aconteceram”, mas oficialmente não é possível confirmar que vieram do submarino desaparecido.

Segundo Balbi, os trabalhos de busca foram intensificados e, embora por água esteja mais complicado devido às condições meteorológicas adversas, pelo ar já foi rastreada “80%” da área.

O último contato com o submarino aconteceu na madrugada de quarta-feira, após o qual, passado um tempo prudencial sem ter comunicação com a nave, foi ativado na quinta-feira o protocolo de busca.

O porta-voz disse que as famílias dos tripulantes “que puderam viajar” se encontram na base naval de Mar del Plata à espera de notícias, onde já foram visitados pelo ministro de Defesa da Argentina, Oscar Aguad.

De acordo com Balbi, membros da tripulação tinham uma experiência de “dois ou três anos”, e esta não era a primeira vez que embarcavam este ano. Além disso, o porta vez acrescentou que este é o primeiro desaparecimento “desta magnitude”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.