Mauro Vieira confirma que Lula participará da cúpula do Brics em Kazan
Bloco de emergentes expandiu este ano para novos países com as adições de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou nesta segunda-feira (10), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará na próxima cúpula dos países do Brics que será realizada entre os dias 22 e 24 de outubro na cidade de Kazan, na Rússia. “Sim, ele comparecerá”, disse o chanceler durante um encontro com seu homólogo russo, Sergey Lavrov, que havia manifestado a esperança de que Lula pudesse participar da cúpula. Os chefes da diplomacia do Brasil e da Rússia reuniram-se hoje no âmbito da reunião de ministros das Relações Exteriores dos Brics que acontece nestas segunda e terça-feira na cidade russa de Nizhny Novgorod. Segundo a porta-voz do Ministérios das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, os chanceleres do Brics concordaram hoje em emitir uma declaração conjunta no final da reunião ministerial.
Nesta segunda-feira (10), Lavrov reuniu-se também com o ministro das Relações Exteriores egípcio, Sameh Shoukry, com quem discutiu o conflito entre Israel e Palestina e a escalada na Faixa de Gaza.
As partes, segundo a diplomacia russa, frisaram “a necessidade de aumentar os esforços internacionais para alcançar um cessar-fogo rápido na Faixa de Gaza e garantir um acesso estável à ajuda humanitária para a população do enclave palestino”.
O grupo Brics, inicialmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, expandiu-se este ano com cinco novos países: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
*Com informações da EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.