May diz que ‘Brexit sem acordo’ continua sendo ‘opção padrão’ para deixar UE

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2019 18h22
EFE O parlamento britânico rejeitou, nesta quarta-feira, 13, a saída do país da UE sem acordo

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse nesta quarta-feira, 13, que o “Brexit sem acordo” continua sendo a “opção padrão” para a saída da União Europeia (UE) caso nenhuma alternativa seja aprovada até 29 de março.

Apesar de a Câmara dos Comuns ter aprovado hoje uma moção para impedir que o Reino Unido deixe o bloco europeu sem acordo, May ressaltou que essa é uma opção que sempre esteve no horizonte.

Os deputados britânicos votarão na quinta-feira, 14, se o governo de May deve pedir à UE uma extensão no prazo de saída. Se nada mudar, o divórcio entre o Reino Unido e o bloco vai ocorrer no dia 29 de março.

May explicou que poderia pedir uma “curta extensão técnica” do prazo caso a Câmara dos Comuns aprove nos próximos dias o acordo de saída. No entanto, os deputados já negaram o pacto firmado pela primeira-ministra em duas oportunidades.

“Essa curta extensão técnica só estará sob a mesa se aprovarmos um acordo”, ressaltou May na Câmara dos Comuns.

Caso contrário, a líder do Partido Conservador ressaltou que o Reino Unido precisaria de um prazo maior porque o país teria que participar das eleições para a Eurocâmara, entre 23 e 26 de maio.

“Podemos sair com o acordo que esse governo negociou nos últimos dois anos, ou podemos sair com um acordo sujeito a um segundo referendo, mas isso provocaria o risco de não haver ‘Brexit'”, afirmou a primeira-ministra aos deputados britânicos.

May ainda afirmou que descumprir o resultado do referendo de 2016, no qual os britânicos aprovaram a saída da UE, abalaria a “frágil confiança” que os cidadãos têm na Câmara dos Comuns.

A primeira-ministra também disse que o Reino Unido poderia tentar negociar um acordo diferente, mas ressaltou que a UE deixou claro que o pacto que está sobre a mesa é o “único possível”

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.