McDonald’s anuncia retirada total da Rússia após 30 anos de operação

Decisão é uma resposta à invasão à Ucrânia que completa três meses no dia 24 de maio; rede de fast food emprega 62 mil pessoas

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2022 10h49 - Atualizado em 16/05/2022 10h51
AFP MMc donald's Rússia Empresa de fast food se juntou a outras empresas que encerram seus serviços na Rússia

Dois meses após anunciar o fechamento das mais de 800 lojas que possui na Rússia, a rede de fast food McDonald ‘s, informou nesta segunda-feira, que está se retirando do território russo e venderá todas as suas operações. Essa é mais uma resposta à invasão à Ucrânia que já beira os três meses. “Estamos comprometidos com nossa comunidade mundial e devemos permanecer inflexíveis em nossos valores”, afirmou o CEO do grupo, Chris Kempczinski, em um comunicado da empresa. “Respeitar nossos valores significa que não podemos manter o McDonald’s na Rússia“, acrescentou.

A rede de fast food está presente no país há 30 anos – o primeiro restaurante foi aberto na União Soviética – e possui mais de 850 restaurantes que dão emprego para 62 mil funcionários. A Rússia, onde o McDonald’s administra diretamente mais de 80% de seus restaurantes que levam seu nome, representa 9% do faturamento total da empresa e 3% de seu lucro operacional. Em março quando informou o fechamento das lojas, Kempczinski tinha avisado que eles continuariam acompanhando a situação humanitária e que não havia previsão de quando os restaurantes iriam reabrir. Na ocasião, centenas de russos lotaram unidades da franquia para aproveitar os últimos dias de operação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.