Pompeo: ‘China poderia ter evitado a morte de milhares de pessoas no mundo’
O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, voltou a criticar a postura da China diante da pandemia do novo coronavírus.
“A China poderia ter evitado a morte de milhares de pessoas pelo mundo e poupado o mundo de entrar em um mal-estar econômico global”, afirmou Pompeo pelo Twitter.
“Eles tinham uma escolha. A China ainda se recusa a compartilhar informação necessária para manter as pessoas seguras. Isso não é uma questão política, mas de salvar vidas”, acrescentou.
As declarações vieram ainda acompanhadas de uma imagem de Pompeo, com os dizeres: “Nós precisamos de parceiros confiáveis”.
China could have prevented the deaths of thousands of people worldwide and spared the world a descent into global economic malaise. They had a choice. China is still refusing to share the information needed to keep people safe. This is not about politics, it's about saving lives. pic.twitter.com/AT46I81mWv
— Secretary Pompeo (@SecPompeo) May 7, 2020
Na conta do Twitter do Departamento do Estado dos EUA, foi reproduzido nesta quinta-feira um vídeo com declarações de quarta-feira de Pompeo, nas quais ele diz que a China “acobertou” o surgimento do vírus em Wuhan.
Ele afirma que houve uma ordem em 3 de janeiro da Comissão Nacional de Saúde chinesa para que amostras do vírus fossem destruídas e também que o país “desapareceu” com pessoas que emitiram os alarmes iniciais sobre o surgimento da doença, pedindo mais transparência à nação asiática.
.@SecPompeo: China is still refusing to share the information we need to keep people safe. Our truth-telling and calls for transparency aren’t about politics, or blame, or bullying…it’s about saving American lives. We need countries to share reliable data in a timely way. pic.twitter.com/ttIaEOorK3
— Department of State (@StateDept) May 7, 2020
*Com informações da Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.