Milícias curdas vão proclamar fim do Estado Islâmico na Síria

  • Por Jovem Pan
  • 18/02/2019 13h06
EFE Durante os últimos dias, as milícias curdas cercaram os terroristas no bairro de Sheikh Hamad, em Al-Baghuz, fronteira com o Iraque e considerado o último reduto dos radicais na Síria

O porta-voz das Forças da Síria Democrática (FSD), Kino Gabriel, disse à Agência Efe que seu grupo irá declarar a vitória contra o Estado Islâmico (EI) na Síria dentro de alguns dias.

“Em um ou alguns dias, no máximo, poderemos anunciar a vitória completa e definitiva contra o EI”, disse ele.

Durante os últimos dias, as milícias curdas cercaram os terroristas no bairro de Sheikh Hamad, em Al-Baghuz, fronteira com o Iraque e considerado o último reduto dos radicais na Síria. O porta-voz acrescentou agora está sendo negociada a libertação dos prisioneiros que o EI mantém.

As FSD anunciaram no sábado passado o início da batalha “final” contra o EI em Al-Baghuz, na província de Deir ez-Zor, no nordeste da Síria. Desde em setembro, as milícias curdas com a ajuda da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, realizam uma ofensiva contra os últimos redutos do EI na Síria. Durante as últimas semanas, as FSD conquistaram muitos trechos dos territórios de Deir ez-Zor que ainda estavam nas mãos dos jihadistas.

Os avanços aconteceram, apensar do início da retirada de 2 mil soldados americanos da Síria, anunciada em dezembro pelo seu presidente, Donald Trump. As forças americanas ajudaram a expulsar terroristas das províncias sírias de Aleppo, Al Hasakah, Al Raqqa e Deir ez-Zor.

*Com Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.