Milícias pró-governo lançam ofensiva para acabar com EI no norte do Iraque

  • Por Agência EFE
  • 07/02/2018 11h39
EFE EFE A área apresenta uma geografia montanhosa, onde os combatentes do EI encontraram refúgio e da qual podem lançar ataques contra as forças de segurança e os civis

As milícias pró-governo iraquianas Multidão Popular anunciaram nesta quarta-feira o início de operações militares para assegurar o controle de áreas situadas ao leste da cidade de Tuz Khurmatu, na província de Saladino, e pôr fim à presença de “grupos armados” nesta região do norte do país.

Oito brigadas dessas milícias xiitas, do exército iraquiano, das forças do Corpo de Resposta Rápida e do Comando de Operações de Saladino, com apoio da aviação militar, lançaram nesta manhã a operação para “assegurar e limpar o leste de Tuz”, detalhou o Centro de Informação da Multidão Popular em um comunicado.

As forças avançam de cinco frentes pelo norte e pelo sul de Tuz, com o objetivo de “eliminar os grupos ilegais e os remanescentes do Daesh”, acrônimo em árabe do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Além disso, querem acabar com os ataques em Tuz Khurmatu e assegurar totalmente a estrada que comunica Bagdá e a cidade de Kirkuk, capital da província de homônima.

A área apresenta uma geografia montanhosa, onde os combatentes do EI encontraram refúgio e da qual podem lançar ataques contra as forças de segurança e os civis.

Em 3 de fevereiro do ano passado, o Iraque anunciou o lançamento de uma ofensiva militar para acabar com os terroristas remanescentes do EI que se encontram em uma área desértica e fronteiriça com a Arábia Saudita, no oeste do país.

O grupo extremista conquistou amplas partes do norte, oeste e centro do Iraque em 2014 e ao longo de 2017 foram expulsos dos territórios que controlavam, entre eles a cidade de Mossul, considerada a “capital” do EI no Iraque.

No último dia 9 de dezembro, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, anunciou o fim da guerra contra os jihadistas, após recuperar o controle da área fronteiriça com a Síria, no oeste do país.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.