Reino Unido diz que explicação para morte de jornalista saudita ‘não é crível’

  • Por Jovem Pan
  • 21/10/2018 13h06 - Atualizado em 21/10/2018 13h10
Reprodução Facebook Ministro do Reino Unido diz que quer "descobrir o que ocorreu"

O ministro do Reino Unido para o Brexit, Dominc Raab, disse que não considera “crível” a explicação da Arábia Saudita para a morte do jornalista Jamal Khashoggi. Segundo o país, ele morreu depois de “brigar” com funcionários do consulado árabe na Turquia. “Não acredito que seja crível”, destacou o ministro à BBC.

Mesmo ressaltando que se trata de um “caso terrível”, ele afirmou que  não vai cortar relações com o país. Segundo ele,  Londres não vai romper com a Arábia Saudita”não só pela enorme quantidade de postos de trabalho britânicos que dependem disso, mas porque, se você quer exercer influência sobre os seus sócios, deve ser capaz de falar com eles”.

Raab ainda disse que o regime de exportações do Reino Unido “é um dos mais rigorosos” do mundo e que por isso não vai bloquear a venda de armas para o país árabe como o Partido Trabalhista e o Partido Liberal Democrata exigiram. “Queremos, por outro lado, respaldar a investigação, descobrir o que ocorreu”, afirmou.

O jornalista Jamal Khashoggi estava desaparecido desde o dia 02 de outubro. A última vez que foi visto foi por câmeras de segurança entrando no consulado de seu país em Istambul. Ele precisava de um documento para se casar com a sua noiva turca, Hatice Cengiz que o esperava do lado de fora.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.