Missouri processará China por pandemia ‘desnecessária e evitável’

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2020 09h57
  • BlueSky
EFE/Bryan R. Smith Especialistas da área jurídica acreditam que o processo lançado pelo Missouri não terá muita possibilidade de avançar

O estado norte-americano do Missouri vai processar o governo chinês e outras instituições por considerar que eles desempenharam um papel na pandemia que prejudicou a região dos Estados Unidos (EUA). A decisão foi anunciada na terça-feira (21) pelo procurador-geral do Missouri, Eric Schmitt.

Entre a lista de acusações, o Missouri alega que a potência asiática poderia ter evitado a pandemia do coronavírus. “As autoridades chinesas enganaram o público, suprimiram informação crucial, detiveram denunciadores. Destruíram investigações médicas, permitiram que milhões de pessoas fossem expostas ao vírus e monopolizaram equipamento de proteção pessoal”, diz o processo.

O estado norte-americano alega ainda que a China não informou a Organização Mundial da Saúde ao identificar que o novo vírus era se transmitia entre humanos. Tudo isso causou “uma pandemia global que era desnecessária e evitável”, afirma o documento, citado pela CNN.

O processo diz ainda que os líderes chineses fizeram pouco para impedir a propagação da covid-19, em um momento em que já havia muitos infectados.

“Por volta do dia 16 de janeiro, e apesar de saberem dos riscos, os líderes de Wuhan organizaram um jantar festivo para 40 mil habitantes, aumentando o potencial alastramento do vírus. Os réus permitiram eventos públicos em massa e entradas e saídas de Wuhan, apesar de conhecerem os riscos da covid-19, incluindo o da transmissão entre pessoas”, afirma o texto.

Especialistas da área jurídica acreditam que o processo lançado pelo Missouri não terá muita possibilidade de avançar, uma vez que a China se encontra protegida por imunidade soberana.

*Com informações da Agência Brasil

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.