Mulher de 83 anos é 1ª vítima do novo coronavírus no Chile

  • Por Jovem Pan
  • 21/03/2020 16h56
EFE/Elvis González O Chile registrou a primeira morte por coronavírus

Uma mulher de 83 anos morreu de Covid-19 neste sábado (21) e se tornou a primeira vítima do novo coronavírus no Chile, onde há 537 casos confirmados e um estado de catástrofe entrou em vigor nesta semana.

“Temos de lamentar a primeira morte no Chile por causa da Covid-19. Mulher de 83 anos, prostrada, que optou pela gestão compassiva”, disse no Twitter o ministro da Saúde do país, Jaime Mañalich.

No momento, não se sabe em que hospital a vítima foi internada, se ela tinha patologias anteriores e se há mais pacientes em estado crítico.

O Chile, que registrou o primeiro caso de COVID-19 em 3 de março, está em estado de emergência devido à pandemia desde quinta-feira (19), com as aulas suspensas desde a última segunda-feira e fronteiras, centros comerciais, cinemas, restaurantes e lojas que não são bens de primeira necessidade fechados.

Embora haja muito pouca atividade nas ruas, o governo ainda não decretou o confinamento preventivo, como fizeram outros países vizinhos, como Argentina e Peru, mas cada vez mais vozes pedem por isso, especialmente em Santiago.

Um grupo de senadores se reuniu neste sábado com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, para pedir mais medidas e declarar uma quarentena nas áreas com mais casas. Na véspera, os 50 prefeitos enviaram uma carta ao presidente solicitando o mesmo.

“O fechamento total da região metropolitana é essencial hoje. Peço a todas as pessoas que querem ajudar nesta crise que fiquem em suas casas”, insistiu a presidente da Associação Médica, Izkia Siches, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (20).

O governo, por sua vez, recusa-se, por enquanto, a dar o braço a torcer e considera “tolo e desnecessário” decretar o confinamento, embora tenha sido decretado quarentena total na remota Ilha de Páscoa e em um pequeno povoado da Patagônia chilena, por onde passou um turista infectado que viajava em um cruzeiro.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.