Multidão se abre para a passagem de ambulância durante protesto em Hong Kong; assista
Cerca de duas milhões de pessoas, segundo a Civil Human Rights Front, se reuniram nas ruas de Hong Kong no último domingo (16) para pedir a retirada completa do projeto de lei de extradição, cuja tramitação foi suspensa pelo governo local.
Uma cena chamou a atenção e viralizou nas redes sociais: a multidão se abrindo para a passagem de uma ambulância na rua Harcourt, próximo ao complexo do governo, que atendia um chamado sobre um manifestante que havia desmaiado.
Assista ao vídeo:
網上見到的視頻,巨量的人群如摩西過紅海一般,讓路給救護車。香港人不是暴徒。 pic.twitter.com/hZZzYGjgun
— 三爪 (@sanzhao4) June 16, 2019
Hong Kong's streets are packed with demonstrators, bringing many of the city's main roads to a complete standstill — but this crowd of cheering protesters parted to let an ambulance pass through. Live updates: https://t.co/EyPXwmAiGa pic.twitter.com/8IzLINzAsp
— CNN International (@cnni) June 16, 2019
As night falls, out come the lights #HongKong pic.twitter.com/1ge5Dsa5CR
— Bill Birtles (@billbirtles) June 16, 2019
A passeata foi reunindo cada vez mais pessoas e, à noite, os manifestantes já ocupavam o parque Tamar, junto à sede do Parlamento, e as principais avenidas e ruas adjacentes em um raio de quase 2 quilômetros.
Eles pediam a renúncia da chefe do governo local, Carrie Lam, que anunciou a suspensão da iniciativa legislativa diante dos protestos populares. Ela emitiu um comunicado no qual pediu desculpas aos residentes de Hong Kong e prometeu “sincera e humildemente aceitar todas as críticas”.
“A chefe do Executivo reconhece que as deficiências no trabalho do Governo criaram controvérsias substanciais e disputas na sociedade, frustrando e entristecendo muitas pessoas”, afirmou a nota.
* Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.