Não há “plano B” no acordo nuclear com potências e EUA devem cumpri-lo, diz Irã
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, afirmou que o presidente da França, Emmanuel Macron, “está correto” ao dizer que não há “Plano B” para o acordo fechado entre Teerã e as potências internacionais. Esse acordo aumentou os controles sobre o programa nuclear iraniano, em troca do relaxamento de sanções contra o Irã. O governo do presidente Donald Trump, porém, pode recuar da iniciativa.
Zarif, em mensagem no Twitter, citou especificamente Trump, que ameaça abandonar o acordo no próximo mês. “Os líderes europeus deveriam encorajar o presidente Trump não apenas a seguir no acordo nuclear, mas, mais importante, a começar a implementar sua parte da iniciativa com boa fé”.
President Macron is correct in saying there's no "Plan B" on JCPOA. It's either all or nothing. European leaders should encourage President Trump not just to stay in the nuclear deal, but more importantly to begin implementing his part of the bargain in good faith.
— Javad Zarif (@JZarif) April 23, 2018
Pompeo pode ser confirmado ainda nesta segunda-feira (23) como o novo secretário de Estado americano, em votação no comitê de Relações Exteriores do Senado Ele tem dito que o acordo nuclear com o Irã deve ser “consertado”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.