Negociações entre Reino Unido e UE são retomadas nesta segunda (16)

  • Por Estadão Conteúdo
  • 16/07/2018 10h51 - Atualizado em 16/07/2018 10h52
EFE EFE As negociações de saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) seguirão até quinta-feira

As negociações de saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) serão retomadas nesta segunda-feira e seguirão até quinta-feira, informou o governo do Reino Unido.

Na semana passada, o governo do Reino Unido publicou o Livro Branco, documento com detalhes sobre seu plano em relação à futura relação econômica com a União Europeia (UE), após saída do bloco, pedindo pelo livre comércio no setor de bens e alimentos com o bloco.

O documento sugere novos arranjos institucionais para monitorar a nova parceria e resolver disputas, citando precedentes internacionais como o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês) e a própria associação da UE com a Ucrânia.

Segundo o governo de Londres, as propostas permitem que o país consiga novos acordos comerciais.

Reino Unido quer livre comércio de bens com UE e acordos com outras nações

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, defendeu nesta segunda-feira sua estratégia para a saída do país da União Europeia, o chamado Brexit. Em discurso em uma feira do setor de aviação, May enfatizou que ela deseja manter uma relação próxima com os países do bloco, sem abrir mão de oportunidades com outras partes do mundo.

Pela proposta britânica, o Reino Unido quer um acordo de livre comércio no setor de mercadorias, porém sem amarras para buscar outros acordos pelo mundo. Segundo a premiê, o Reino Unido pretende retomar o controle de suas fronteiras, do Judiciário e de seu orçamento. “Mas faremos isso de maneira que seja bom para os negócios e bom para nossa prosperidade futura”, comentou.

Além de desejar livre comércio em bens, o Reino Unido diz que pode continuar a integrar agências da UE, entre elas as que regulam os setores aeroespacial e de medicamentos, disse May.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.