Notre Dame celebrará sua primeira missa após incêndio adotando medidas de segurança

  • Por Jovem Pan
  • 11/06/2019 11h14
EFE Celebração especial contará com cerca de 20 pessoas, que precisarão usar capacetes de obra para prevenir acidentes

A catedral de Notre Dame, em Paris, celebrará no próximo sábado (15) sua primeira missa após o incêndio que provocou a queda de parte do seu teto e da torre mais alta do templo, conhecida como flecha. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) na diocese da capital francesa.

A missa vai acontecer com “um número limitado de pessoas, por razões evidentes de segurança”, e será celebrada pelo arcebispo de Paris, Michel Aupetit, segundo o comunicado.

A data escolhida é simbólica, pois coincide com a festa de dedicação da catedral, que lembra a consagração do altar e costuma ser realizada em 16 de junho.

Por precaução, os participantes terão que usar capacetes de obra, segundo o canal francês “BFM TV”, que informou que cerca de 20 pessoas estarão na celebração, entre sacerdotes e cônegos da catedral. Para limitar os riscos, a missa, que durará uma hora, acontecerá ao fundo do templo, em uma área não afetada pelo fogo.

Após encontrar vestígios de chumbo na praça de Notre Dame, as tarefas de descontaminação já estão em andamento. A praça só será reaberta depois de nova análise e do aval da prefeitura.

Nesse caso, segundo a diocese, a Oração das Vésperas aconteceria na próxima sexta-feira.

Por sua vez, o deão de Notre Dame, Patrick Chauvet, acrescentou à revista “Famille Chrétienne” que o plano inicial de construir uma “catedral provisória de madeira” na praça em frente ao emblemático templo gótico para não privar fiéis e turistas durante os anos de reconstrução foi trocado pela ideia de erguer um santuário.

Uma réplica da Virgem Maria ficará nesse santuário, e os peregrinos poderão contemplá-la e rezar enquanto a catedral estiver fechada para o público.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.