Nova tempestade de inverno pode atingir os Estados Unidos

Especialista alerta para outro episódio do fenômeno na segunda quinzena de fevereiro

  • Por Camila Yunes
  • 29/01/2026 05h19
  • BlueSky
EFE/ Ángel Colmenares estados unidos Pessoas viajaram durante uma nevada neste domingo, em Manhattan (Estados Unidos).

Os Estados Unidos seguem enfrentando a pior nevasca da história. A tempestade de inverno provocou ao menos 30 mortes, deixou cerca de um milhão de pessoas sem energia e causou o cancelamento de milhares de voos.

Segundo Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologia da ‘Tempo OK’, a tendência é de que a intensidade da nevasca diminua nos próximos dias. No entanto, no domingo (1º), uma baixa pressão atmosférica, na costa oeste dos Estados Unidos, deve provocar chuva e fortes rajadas de vento. Além disso, as temperaturas seguirão baixas.

O alerta, no entanto, vai além. A especialista ressalta que há condição para um episódio semelhante no mês de fevereiro. “Teremos uma nova configuração do vórtice polar passando mais uma vez. Pegando ali áreas mais ao sul dos Estados Unidos, em uma configuração muito semelhante a essa que está acontecendo agora. Ela pode voltar a acontecer a partir da segunda semana do mês de fevereiro”.

O que tem provocado a tempestade?

O cenário atípico é explicado por um fenômeno chamado vórtice polar, que nada mais é do que uma massa de ar polar, grande e muito gelada. Ela atua no Ártico e, neste caso, se desprendeu da região, sendo transportada por ventos mais baixos para outras áreas. O fenômeno atingiu não só o norte dos Estados Unidos, mas também estados mais ao sul do país.

No nordeste dos Estados Unidos as temperaturas chegaram a -30°C, com sensação térmica de -45°C. Diante do frio intenso, as autoridades locais têm alertado para o risco de morte por hipotermia.

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.