Nova Zelândia declara estado de emergência e adota confinamento

  • Por Jovem Pan
  • 25/03/2020 10h26
EFE/EPA/SERGEI ILNITSKY As exceções ao isolamento obrigatório são funcionários de serviços essenciais do país

A Nova Zelândia declarou nesta quarta-feira (25) estado de emergência, quando o país se prepara para entrar em confinamento obrigatório, durante um mês, devido à pandemia da covid-19.

A declaração dá temporariamente à polícia e aos militares poderes extraordinários. A decisão acontece após a suspensão de negócios e atividades públicas não essenciais, como escolas, restaurantes e eventos esportivos.

Supermercados, farmácias e centros de saúde vão continuar abertos no país, que registra agora 205 casos de infeção pelo coronavírus.

Além do estado de emergência, a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, anunciou que os cidadãos de regresso ao país, que mostrem sintomas da doença, ficarão em isolamento.

“Hoje tenho uma única e simples mensagem para os neozelandeses, à medida que se aproximam as próximas quatro semanas: fiquem em casa”, declarou.

Ficar em casa “vai quebrar a cadeia de transmissão e salvar vidas”, salientou Ardern, que na semana passada tinha anunciado a proibição de entrada no país de turistas estrangeiros.

Na segunda-feira (23), a primeira-ministra afirmou que sem essas medidas o número de infectados duplicará a cada cinco dias e “dezenas de milhares de neozelandeses morrerão”.

As exceções ao isolamento obrigatório são funcionários de serviços essenciais, pessoas que vão comprar alimentos e que façam exercício solitário.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.