Novo ciclone atinge Moçambique com ventos de até 220km/h

  • Por Jovem Pan
  • 26/04/2019 10h18
EPA/NASA WORLDVIEW Tempestade atingiu a categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5

Com ventos de até 220 quilômetros por hora, um novo ciclone chegou ao norte de Moçambique nesta quinta (25), na província de Cabo Delgado. O país, que já havia sido atingido pelo Idai nas últimas semanas, agora terá que lidar com o Kenneth, que pode levar o dobro das chuvas da tempestade anterior.

“Espera-se trazer até 600 milímetros de chuva nesta área nos próximos 10 dias, o dobro do mesmo período após a passagem do ciclone Idai no mês passado”, informou hoje o porta-voz do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), Herve Verhoosel.

O Kenneth tocou o solo na cidade de Pemba, capital da província, segundo informou o Escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR). A intensidade do ciclone atingiu a categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5. Espera-se  ainda que ele cause inundações de até 5 metros.

O setor de gestão de desastres naturais do governo tenta evacuar cerca de 700 mil pessoas da área nos últimos dias. “Temos mais de 36 mil famílias em áreas de risco que iniciaram o processo de recolocação nas escolas (considerados refúgios seguros) na quarta-feira”, disse a diretora-geral da INGC, Augusta Maita.

Parte da província de Cabo Delgado está sem eletricidade desde ontem, devido à queda de árvores que danificaram a infraestrutura elétrica. Empresas também decidiram desconectar o sistema como medida preventiva.

Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.