Número de mortos por incêndio na Califórnia sobe para 23
Subiu para 23 o número de pessoas que morreram no incêndio que atinge o norte da Califórnia, nos Estados Unidos, desde a última quinta-feira (8). Batizado de Camp Fire, esse é o incêndio mais destruidor da história do estado.
Outras cem pessoas continuam desaparecidas, de acordo com as autoridades do local. Mais de 150 mil moradores da região tiveram de abandonar suas casas (entre elas, estão celebridades como Lady Gaga, Kim Kardashian e Guilhermo del Toro).
Em pouco mais de 24 horas, o Camp Fire arrasou 28.000 hectares e engoliu grande parte da cidade de Paradise, de 26.000 moradores e a 280 quilômetros de San Francisco.
“A magnitude da destruição que estamos vendo é desoladora. Sabemos que há vítimas mortais”, declarou em entrevista coletiva o diretor do Escritório de Serviços de Emergência da Califórnia, Mark Ghilarducci.
Outros dois incêndios atingem o sul da Califórnia: Um deles afeta os condados de Ventura e Los Angeles. O outro também afeta o condadode Ventura.
Os três incêndios se propagaram com extrema rapidez por conta da pouca umidade do terreno e dos fortes ventos, que no caso do sul do estado são conhecidos como ventos de Santa Ana, muito secos e que sopram com força a cada outono provenientes da área desértica do interior da Califórnia.
No último mês de setembro, os bombeiros deram por controlado o incêndio “Mendocino Complex”, ativo desde julho e considerado, até então, o maior dos já documentados na história da Califórnia.
*Com informações da Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.