“Obamacare”: Governo dos EUA congela pagamentos de programa de saúde

  • Por Estadão Conteúdo
  • 08/07/2018 10h22
Agência EFE Decisão do governo Trump pode atrapalhar o Affordable Care Act, a lei de assistência médica que resistiu aos esforços do atual presidente para revogá-lo completamente

O governo dos Estados Unidos congelou os pagamentos para um dos programas do chamado “Obamacare”, que protege as seguradoras com pacientes mais doentes de perdas financeiras. Esse movimento deve elevar os prêmios cobradas pelas seguradoras no próximo ano.

Em jogo estão bilhões em pagamentos para seguradoras que possuem clientes com maior incidência de doenças. Essa decisão do governo Trump pode atrapalhar o Affordable Care Act, a lei de assistência médica que resistiu aos esforços do atual presidente para revogá-lo completamente.

Em um anúncio feito neste fim de semana, os Centros de Serviços Medicare e Medicaid disseram que o governo está agindo por causa de decisões judiciais conflitantes em processos movidos por algumas seguradoras menores, que questionam o tratamento que vêm recebendo no programa.

O chamado programa de “ajuste de risco” leva os pagamentos das seguradoras feitos por clientes mais saudáveis e redistribui esse dinheiro para empresas com inscritos mais doentes. Os pagamentos somaram US $ 10,4 bilhões em 2017. Não há subsídios governamentais para este programa.

A ideia por trás do programa é remover o incentivo financeiro para as seguradoras “escolherem” os clientes mais saudáveis. O governo usa uma abordagem semelhante com os planos de seguro privado do Medicare e o benefício de medicamentos prescritos. Um grupo de grandes seguradoras disse ontem que a ação do governo interfere em um programa que está funcionando bem. Fonte: Associated Press.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.