Navio humanitário salva mais 81 pessoas em novo resgate no Mediterrâneo

Com o novo resgate, chega a 251 o número de pessoas salvas pelo navio Ocean Viking

  • Por Jovem Pan
  • 11/08/2019 13h14
EFE/MSF Ocean Viking resgatou mais 81 pessoas no Mar Mediterrâneo neste domingo (11)

O navio Ocean Viking, operado pelas organizações Médicos Sem Fronteiras (MSF) e SOS Méditerrané, resgatou mais 81 pessoas neste domingo (11), perto do litoral da Líbia, na terceira operação de salvamento em três dias.

Segundo um comunicado divulgado pela MSF, o grupo estava em uma embarcação de borracha pouco apta para a navegação. Com os novos salvamentos, aumenta para 251 o número de resgatados. O Ocean Viking tem capacidade para até 300 pessoas, segundo fontes da SOS Méditerrané.

O navio humanitário seguirá patrulhando as águas do Mediterrâneo central para ver se há outras embarcações em perigo, mas já iniciou contatos com as autoridades marítimas que coordenam os resgates nessa região para providenciar um desembarque seguro dos migrantes.

“A certeza é que a MSF nunca devolverá essas pessoas para a Líbia”, declarou a ONG francesa. Segundo o coordenador geral da organização para a Líbia e as operações de resgate no Mediterrâneo central, Sam Turner, a situação nesse país é “tão desesperadora” que esses refugiados e migrantes “cogitam se atirar ao mar como a única opção para sobreviver”.

“Os governos europeus precisam assumir a sua obrigação legal e moral e iniciar um mecanismo europeu de resposta e desembarque seguro que inclua a realocação dos resgatados na UE”, acrescentou no comunicado Raquel González, responsável pelas relações internacionais da MSF.

O Ocean Viking, que substitui o Aquarius e zarpou de Marselha (no sudeste da França) no domingo passado (4), chegou na quinta-feira (8) ao Mediterrâneo central, onde se concentram as operações de salvamento.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.