OMS alerta para elevado índice de resistência aos antibióticos

  • Por EFE
  • 29/01/2018 11h52 - Atualizado em 29/01/2018 11h54
Carlos Severo/Fotos Públicas Carlos Severo/Fotos Públicas Estes programas, vigentes há anos, permitiram estimar a afetação da doença, planejar serviços de diagnóstico e tratamento

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta segunda-feira para o elevado índice de resistência aos antibióticos de várias infecções bacterianas detectadas tanto em países ricos como de baixa renda.

O organismo constatou uma resistência aos medicamentos ao apresentar os primeiros resultados de um sistema de acompanhamento global (GLASS, na sigla em inglês), que analisou meio milhão de pessoas de 22 países.

Segundo este estudo, as infecções que mostram resistência de forma mais habitual são E. Coli, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, e salmonella, segundo indicou a OMS em um comunicado.

“O relatório confirma a séria situação da resistência aos antibióticos no mundo todo”, disse o diretor do secretariado de Resistência Antimicrobiana da OMS, Marc Sprenger.

Sprenger alertou que a resistência inclui algumas das infecções “mais comuns e potencialmente mais perigosas”, e que este fenômeno não respeita fronteiras, razão pela qual convocou todos os países a estabelecer sistemas de vigilância para detectá-la.

A OMS iniciou os trabalhos do GLASS em outubro de 2015 seguindo o modelo de outros sistemas de deteção de resistência de parasitas aos medicamentos, como os direcionados a tuberculose, HIV a malária.

Estes programas, vigentes há anos, permitiram estimar a afetação da doença, planejar serviços de diagnóstico e tratamento, e desenvolver regimes de tratamento para prevenir uma maior resistência, ressaltou a nota.

A OMS prevê que o GLASS incorpore informação de outros sistemas de vigilância de resistência antimicrobiana em humanos e envolva mais países para desenvolver esta base de dados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.