OMS recomenda análise de casos de pneumonia do final de 2019; ação pode identificar infecções pela covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 05/05/2020 10h54 - Atualizado em 05/05/2020 10h56
EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON Lindmeier acrescentou ainda que é hábito de muitos médicos manter amostras de doentes com suspeita de pneumonia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta terça-feira (5) que, para identificar possíveis casos de coronavírus, os países analisem os registros de pacientes com com suspeita de pneumonia no final de 2019.

“É muito importante que todos os países com casos não especificados de pneumonia em dezembro, ou até mesmo novembro, realizem testes, e alguns já estão fazendo”, afirmou em entrevista coletiva o porta-voz da entidade Christian Lindmeier.

A fala do porta-voz da organização acontece após países como a França e os Estados Unidos publicarem relatórios que identificaram possíveis casos da covid-19 em dezembro, antes mesmo da China ter notificado a OMS sobre o novo vírus.

“Estes casos nos dão uma imagem mais clara” da pandemia, disse Lindmeier, que considera essencial que tais estudos sejam prosseguidos “para compreender melhor o potencial de propagação da covid-19”.

O porta-voz destacou que não seria estranho se o coronavírus já estivesse fora da China tão cedo, “uma vez que os primeiros casos da doença remontam ao início de dezembro e é possível que alguns dos infectados tenham viajado de Wuhan para outros países”.

Lindmeier acrescentou ainda que é hábito de muitos médicos manter amostras de doentes com suspeita de pneumonia, justamente para que possam realizar testes para possíveis surtos de novas doenças.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.