OMS nega ter ocultado informações sobre a Covid-19 por pressão da China

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2020 15h12 - Atualizado em 10/05/2020 15h19
Salvatore Di Nolfi/EFE Tedros Adhanom Ghebreyesus é o atual diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Uma revista alemã diz que o diretor da OMS teria segurado informações sobre a transmissão do coronavírus após pedido da China

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desmentiu uma reportagem da imprensa alemã que afirma que a organização teria ocultado informações sobre o novo coronavírus após pressão da China.

A revista alemã Der Spiegel noticiou que o presidente da China, Xi Jinping, em 21 de janeiro, teria pedido para Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da OMS, segurar as informações sobre a transmissão do novo coronavírus entre seres humanos e atrasar a declaração de pandemia, feita em 11 de fevereiro.

A revista citou a agência de inteligência alemã BND, afirmando que o órgão concluiu que até seis semanas para combater o surto haviam sido perdidas devido à política de informação da China. A agência se recusou a comentar o assunto.

A organização afirmou, em comunicado, que os relatos da conversa telefônica são “infundados e falsos”, que Tedros e Xi “nunca falaram por telefone”, e acrescentou que “essas reportagens imprecisas distraem e prejudicam os esforços da OMS e do mundo para acabar com a pandemia de covid-19”.

O órgão reafirmou que a China confirmou a transmissão entre seres humanos do novo coronavírus em 20 de janeiro, sendo divulgado um comunicado pela organização dois dias depois.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está entre os críticos mais fortes da OMS no tratamento da pandemia, acusando-a de deferência à China e cessando pagamentos à agência.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.