OMS pede medidas defensivas e diz que pandemia está ‘acelerando’

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2020 07h33
EFE/ Martial Trezzini Para o diretor, é necessário combater o vírus com táticas agressivas e específicas

A pandemia de coronavírus está “acelerando”, com mais de 300 mil casos registrados no mundo e notificações em quase todos os países, alertou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Tedros pediu um comprometimento político global, apelando aos países para que adotem medidas defensivas e agressivas.

“Mas não somos prisioneiros das estatísticas. Não somos testemunhas impotentes. Podemos mudar a trajetória desta pandemia”, disse em entrevista pela internet.

“Pedir às pessoas que fiquem em casa e outras medidas de distanciamento social é uma maneira importante de frear a disseminação do vírus e ganhar tempo, mas são medidas defensivas”, afirmou.

Para o diretor, é necessário combater o vírus com táticas agressivas e específicas, “examinando cada caso suspeito, isolando e cuidando de cada caso confirmado e rastreando e colocando em quarentena cada contato próximo”.

Jogos olímpicos

O chefe do programa de emergências da OMS, Mike Ryan, perguntado sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio, disse que a organização está contribuindo com as deliberações do Comitê Olímpico Internacional (COI), do governo japonês e do comitê da Tóquio 2020.

Austrália e Canadá já disseram que não participarão dos jogos, e os organizadores estão sendo cada vez mais pressionados a adiá-los pela primeira vez nos 124 anos da história moderna do evento.

Ele disse que qualquer decisão de adiamento seria tomada pelo Japão e pelo COI, acrescentando: “Temos toda a confiança de que o governo japonês e o COI não prosseguirão com os jogos se for perigoso para atletas e espectadores.”

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.