OMS: Melhor forma de acabar com quarentena é ‘identificar, testar, isolar e tratar’

  • Por Jovem Pan
  • 03/04/2020 16h26 - Atualizado em 03/04/2020 16h29
Salvatore Di Nolfi/EFE Tedros Adhanom Ghebreyesus é o atual diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Tedros Adhanom Ghebreyesus é o atual diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS)

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou nesta sexta-feira (3) que a melhor maneira de se acabar com a quarentena imposta pela Covid-19 é atacando o coronavírus, “com pacote agressivo e abrangente de medidas sobre as quais já nos referimos várias vezes: identificar, testar, isolar e tratar todos os casos, além de investigar toda a rede de transmissão”. “Pedimos a todos os países que garantam financiamento aos sistemas de saúde”, afirmou.

Ele alertou ainda para o aumento no número de casos graves de Covid-19 entre pessoas jovens e sem doenças preexistentes, que formam o grupo de risco da doença. “Ainda há muitos fatores desconhecidos sobre o vírus. Precisamos aprender todos os dias”, disse.

Tedros também pediu mais atenção aos países para o aumento em registros de violência doméstica, em meio às restrições de quarentena impostas pela pandemia. “Mulheres em relacionamentos abusivos têm maior probabilidade de serem expostas à violência, assim como os filhos, pois os membros da família passam mais tempo em contato próximo e as famílias lidam com estresse adicional e possíveis perdas econômicas ou de emprego”, afirmou.

O médico etíope pediu, por fim, que os governos retirem barreiras econômicas para o tratamento hospitalar. Ele destacou que, se as pessoas decidirem não procurar assistência pelo coronavírus, por temores de despesas médicas, a pandemia poderá ser mais difícil de controlar. “Vários países estão suspendendo cobranças e fornecendo testes e tratamento grátis para a Covid-19, independentemente do seguro de saúde, cidadania ou status de residência da pessoa. Encorajamos essas medidas”, reiterou.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.