Mesmo com alerta da OMS, União Europeia autoriza uso do remdesivir contra Covid-19

A Organização Mundial da Saúde afirmou que o uso do medicamento pode não ser eficaz para o combate à doença; pesquisas demonstram resultados contraditórios

  • Por Jovem Pan
  • 03/07/2020 10h51 - Atualizado em 03/07/2020 10h59
EFE/EPA/YONHAP SOUTH KOREA OUT Frascos do medicamento Remdesivir, um ao lado do outro Em sua recomendação, a EMA propõe seu uso para adultos e adolescentes a partir de 12 anos que sofrem de pneumonia e precisam de oxigênio

A Comissão Europeia autorizou, provisoriamente, nesta sexta-feira (3) o uso do antiviral remdesivir para o tratamento de pacientes com a Covid-19 na União Europeia (UE). A aprovação acontece após aval positivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) que concedeu “autorização condicional de venda para o medicamento, tornando-o o primeiro remédio autorizado a nível da UE para o tratamento da Covid-19”, diz comunicado.

“Nós concedemos essa autorização menos de um mês após o envio do pedido”, disse a comissária de saúde Stella Kyriakides, para quem isso demonstra “a determinação da UE em responder rapidamente” a novos tratamentos. O grupo autorizou condicionalmente a comercialização do medicamento.

Embora tenha aprovação de autoridades, os efeitos do remdesivir no tratamento de pacientes contaminados pelo coronavírus ainda são contraditórios. Na quinta-feira (2), a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, afirmou que o uso do medicamento pode não ser eficaz para Covid-19. Mesmo assim, o órgão ressalta que estudos continuarão sendo feitos.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no fim de junho o estudo com o medicamento em 105 pacientes hospitalizados com pneumonia grave causada pelo novo coronavírus. A autorização foi solicitada pela empresa PPD Pesquisa Clínica.

O uso do remdesivir já foi autorizado em casos de emergência nos Estados Unidos e no Japão. Em sua recomendação, a EMA propõe seu uso para adultos e adolescentes a partir de 12 anos que sofrem de pneumonia e precisam de oxigênio.

Na segunda-feira (29), o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês) anunciou que os EUA compraram quase todo o estoque mundial de remdesivir. Segundo o HHS, a administração de Donald Trump fechou um “acordo incrível” com o laboratório Gilead, por 500 mil ciclos do medicamento nos próximos 3 meses. A compra dos EUA é equivalente a 100% da produção projetada pelo laboratório para julho e 90% do total a ser produzido em agosto e setembro.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.