Onda de calor na Espanha deixa dois mortos e 10 mil hectares de floresta queimados

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2019 21h10 - Atualizado em 29/06/2019 21h11
Heuler Andrey/Estadão Conteúdo Temperaturas atingem recorde para o mês de junho, superiores a 40 graus em grande parte do país

A onda de calor que atinge a Espanha, e boa parte da Europa, com temperaturas recorde para o mês de junho, superiores a 40 graus em grande parte do país, deixou dois mortos e vários incêndios florestais. Aproximadamente 6 mil hectares foram queimados no nordeste e 4 mil no centro do país.

Desde quarta-feira (26), uma corrente de ar quente e poeira em suspensão procedente da África afetam boa parte da Europa Ocidental. Na França e na Itália, pessoas também morreram em decorrência do calor. Na Espanha, as vítimas foram um jovem de 17 anos, em Córdoba, e um idoso de 93 anos em Valladolid (centro). Um agricultor de 45 precisou ser hospitalizado em estado grave em Murcia em decorrência das altas temperaturas.

Depois de alcançar números recorde para um mês de junho na Espanha, o primeiro do verão, as temperaturas começarão a cair neste domingo (30), mas apenas levemente. No entanto, a partir de segunda-feira (1), uma zona de baixa pressão atingirá o país, diminuindo as temperaturas.

O calor também está ocasionando incêndios em florestas no país. Centenas de bombeiros e militares trabalham dia e noite para controlar e apagar as chamas. Um incêndio em Tarragona, que começou na quarta-feira, já destruiu 6 mil hectares de terra. Felizmente, o fogo está sendo estabilizado.

Na província de Toledo, ocorreram outros dois incêndios nesta sexta-feira. Um deles, que se estendeu à província limítrofe de Madri, queimou mais de 2 mil hectares e obrigou a evacuação de 400 moradores da cidade de Cadalso de los Vidrios por segurança.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.