ONU indica que 5,5 mil pessoas deixam a Venezuela por dia

  • Por Jovem Pan
  • 15/12/2018 08h47
Marcelo Camargo/Agência Brasil Cerca de 3 milhões de venezuelanos já deixou o país

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 5,5 mil pessoas deixaram a Venezuela por dia em 2018 e prevê  que o fluxo migratório aumente no ano que vem. A projeção está no Plano Regional de Assistência aos Refugiados e Migrantes Venezuelanos, lançado na sexta-feira (14) em Genebra, na Suíça.

No documento, a ONU pede US$ 738 milhões para ajudar essa população, em 16 países. Segundo a agência da organização para refugiados, 3 milhões de venezuelanos vivem hoje no exterior e, até o final de 2019, esse número deve chegar a 5,3 milhões. O êxodo começou em 2015, com o agravamento da crise econômica

O presidente da Comissão de Direito do Refugiado da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, Manuel Furriela, acredita que o relatório ajuda a dimensionar o problema, mas aponta que países vizinhos da Venezuela, “não tem mais condições de ajudar esses refugiados sem o apoio internacional”.

Segundo o relatório da ONU, a maioria dos venezuelanos foi para a Colômbia e o Peru. O êxodo da população do país comandado por Nicolás Maduro é considerado pelas Nações Unidas como o maior deslocamento humano da história recente da América Latina.

*Com informações do repórter Vitor Brown

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.